A Orquestra Académica Metropolitana interpreta música de compositores franceses e coloca em diálogo sonoridades separadas por três séculos. Distinguem-se as épocas e os autores. De Jean-Philippe Rameau, figura incontornável da História da Música do século XVIII, a enigmática abertura da ópera Zaïs e as mais belas páginas da ópera-ballet Les Indes Galantes e das óperas Dardanus e Platée. Segue então uma curta suíte orquestral composta por Albert Roussel em 1929; três andamentos que atravessam uma alvorada com perfumes do exotismo espanhol, o registo bucólico de uma pastoral e o ambiente jocoso dos bailes de máscaras parisienses. Por fim, uma «outra» Petite Suite, esta de Claude Debussy; quatro curtas peças originalmente escritas para piano a quatro mãos, em 1889, mas que foram transcritas para orquestra vinte anos mais tarde.

J.-P. Rameau Abertura da ópera Zaïs

J.-P. Rameau Danse des Sauvages, da ópera Les Indes Galantes

J.-P. Rameau Tambourins I & II, da ópera Dardanus J.-P. Rameau Orage, da ópera Platée A. Roussel Petite Suite R. Wagner O Idílio de Siegfried (versão original)

C. Debussy Petite Suite

Direção Musical: Jean-Marc Burfin e/ou Alunos de Direção de Orquestra – ANSO

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Programa detalhado

Jean-Philippe Rameau (1683-1764) – Abertura da Ópera Zaïs (1748)

6 min.

Jean-Philippe Rameau – Excertos orquestrais do bailado Les Indes Galantes e das óperas Platée e Dardanus

6 min.

I. Danse du Grand Calumet de la Paix (Danse des Sauvages) (Les Indes galantes; 1735)

II. Tambourins I – II (Dardanus; 1739)

III. Orage (Platée; 1745)

Albert Roussel (1869-1937) – Petite Suite, Op. 39 (1929)

14 min.

I. Aubade

II. Pastorale

III. Mascarade

Richard Wagner (1813-1883) – Idílio de Siegfried (1870)

19 min.

Claude Debussy (1862-1918) – Petite Suite, L. 65 (1886-1889; arranjo para orquestra de Henri Büsser)

16 min.

I. En bateau: Andantino

II. Cortège: Moderato

III. Menuet: Moderato

IV. Ballet: Allegro giusto


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