SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR
2024-02-07 | 15h00 | NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Campolide (Lisboa) | Sala 208 – Piso 2 | Sala Zoom
Entrada livre, presencial e online.
As indústrias criativas no século XXI
Helena Vasques de Carvalho | INET-md
O seminário de investigação enquadra o mundo contemporâneo de produção nas artes e a redefinição do papel e função do agente cultural, oferecendo um background para a compreensão orgânica em várias áreas de investigação cultural. Analisa como a agenda internacional e a percepção económica da cultura moldam e impactam o campo e a produção cultural na era global. Focado numa pesquisa interdisciplinar, aborda questões como valor cultural; cultura, globalização e dinâmica produtiva; artes versus indústrias culturais; e novas abordagens para a conceptualização criativa.
A percepção económica da cultura, através do conceito de indústrias criativas, apresenta um cenário ambíguo para os artistas, para a justificação do apoio financeiro governamental ou implementação de políticas culturais. Mas outras interpretações da cultura surgem em estudos contemporâneos, como a “ecologia da cultura” (UE), a diversidade cultural (UNESCO) ou os estudos CVM no campo cultural.
O evento terá lugar no Colégio Almada Negreiros, Campolide, sala 208 e via Zoom
Helena Vasques de Carvalho | Doutorada em Sociologia da Cultura (2016), ISCTE-IUL, Portugal; com mestrado em piano performance pela University of Tennessee – EUA. A sua principal área de investigação relaciona as profissões dos artistas na economia de mercado, desenvolvimento vocacional e profissional dos artistas, as artes performativas na agenda criativa, etc. Actualmente é investigadora freelancer no INET-md, UnivNova de Lisboa, onde também lecciona um seminário de doutoramento sobre Indústrias Criativas. Cargos anteriores incluem Coordenação do Programa de Mestrado em ensino de instrumento, ISEIT – Almada; e professora convidada da Universidade de Évora. Helena é Presidente da Coligação Portuguesa para a Diversidade Cultural, membro da IFCDC – Federação Internacional de Coligações para a Diversidade Cultural; observador convidado pela UNESCO nas reuniões intergovernamentais sobre a Convenção de 2005; revisor académico internacional da IAFOR e já foi membro de júri DGArtes – Ministério da Cultura, e Fulbright. Como pianista freelancer profissional, actuou em inúmeros concertos, recitais, música de câmara, e como pianista de orquestra com as Orquestras Sinfónica e Gulbenkian. É também representante da ABRSM – Associated Board of Royal Schools of Music – em Portugal.