Numa parceria ICNOVA e CECC (Universidade Católica Portuguesa), o ciclo “Algorithms, Audiovisual and Cinema” é uma iniciativa que promove o diálogo entre investigadores, profissionais do setor audiovisual e audiências sobre mediação algorítmica e a dataficação do setor e da própria sociedade.

“A aplicação de tecnologias de inteligência artificial (I.A.) tem-se multiplicado no setor audiovisual nos últimos anos. Desde a automação da mediação algorítmica de conteúdos em serviços de streaming (como a Netflix, a Disney+ ou a HBO Max) até ao recurso a ferramentas de I.A. como apoio à decisão nos estúdios cinematográficos (em temas como a escolha dos elencos ou das narrativas a produzir), o impacto dos sistemas algorítmicos na conceção, produção e receção de conteúdo audiovisual é inegável.

Apesar desse impacto, o diálogo sobre esta proliferação algorítmica – incluindo os riscos, oportunidades e limites – é incipiente. É precisamente neste contexto que surge a iniciativa “Algorithms, Audiovisual and Cinema”, um ciclo de conversas online que pretende juntar investigadores, profissionais do setor audiovisual e audiências na reflexão sobre este tema.

O ciclo é resultado de uma parceria entre o ICNOVA, através do iNOVA Media Lab, e o CECC (Universidade Católica Portuguesa). A primeira edição decorreu em 2022, com quatro conversas lideradas por especialistas nacionais e internacionais. A iniciativa retomou em 2023, com mais quatro sessões na agenda. “


similares