
Bolsas de Investigação Júlio Pomar
Unidade Orgânica: FCSH
Centro de Investigação: IHA - Instituto de História da Arte
Unidade Orgânica: FCSH
Centro de Investigação: IHA - Instituto de História da Arte
Tereza Martha/Fundação Júlio Pomar, o Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) através do IHA – Instituto de História da Arte estabeleceram um acordo de parceria para aprofundar o conhecimento da obra e da figura de Júlio Pomar através da atribuição de Bolsas de Investigação para alunos de mestrado.
No sentido de atribuir um incentivo à investigação e de procurar desenvolver a relação entre instituições e entidades artísticas que trabalham sobre, ou com obras do artista Júlio Pomar, particularmente o Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC que se dedica ao estudo, conservação e divulgação do trabalho do artista com a academia, e o IHA, esta ação mecenática por parte de Tereza Martha vem dar continuidade ao compromisso estabelecido pelo Atelier-Museu de alargar os âmbitos de leitura do trabalho de Júlio Pomar, artista fundamental da história da arte portuguesa, e assim procurar e pôr a descoberto novas relações da sua obra com a contemporaneidade e outras práticas artísticas.
No âmbito desta parceria será atribuído um total de quatro bolsas, uma a cada dois anos, por um período de oito anos, mediante a abertura de um concurso para alunos inscritos em mestrado detentores do grau de Licenciado. Os bolseiros selecionados devem realizar um estudo detalhado e minucioso sobre a obra e a figura de Júlio Pomar na sua dimensão artística, histórica e sociopolítica, sendo que os resultados da sua investigação devem culminar na apresentação e defesa de uma dissertação de mestrado na NOVA FCSH em História da Arte ou Museologia.
Com este acordo, fica estabelecida uma recíproca colaboração entre a NOVA FCSH e Tereza Martha, com vista a desenvolver projetos que, através do IHA, visam fortalecer a qualidade da educação e da investigação no campo da História da Arte.