Ao longo de quase 1 mês e meio, de 22 de setembro a 10 de novembro, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa apresenta o projeto “Uma Densa Nuvem de Amor / A Thick Cloud of Love.
Algumas teses, antíteses e sínteses queer na Universidade NOVA de Lisboa”, que procura mostrar algumas hipóteses de reflexão, criação, projeção e performatividade queer, no âmbito artístico/ académico.

Com Ana Pérez-Quiroga, André e. Teodósio (Teatro Praga), Carlos Motta, Cláudia Varejão, Francisco Mallmann, Hilda de Paulo, Horácio Frutuoso, Jenny Larrue, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Lolo Arziki, Lou Vives, Luisa Cunha, Odete, Paulo Pascoal, Rogério Nuno Costa, Thomas Hirschornn, Vasco Araújo.

Palestra: Jesualdo Lopes (The Blacker The Berry Project)

Conferência Artivismo, pensamento queer e academia: interações: António Fernando Cascais (org. /moderação), Ana Cristina Santos (CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e João Manuel de Oliveira (ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)

Sessão Queer Lisboa: A Cama, de Sinde Filipe (1975); Os Demónios da Liberdade e Fatucha Superstar – Ópera Rock… Bufa, de João Paulo Ferreira (1976)

Uma breve consulta no https://run.unl.pt/ repositório de teses de mestrado e doutoramento, livros, conferências e artigos científicos da Universidade NOVA de Lisboa, usando as palavras-chave, combinadas ou individualmente, “Homossexualidade”, “LGBT”, “Queer”, “GAY”, “Transsexual” e “Lésbica”, gera vários resultados. O aumento da produção académica sobre as questões lgbtqia+, e problemas que afetam as suas várias comunidades, é muito significativo a partir do início do século XXI, logicamente acompanhando as grandes mudanças sociais, científicas, culturais e legislativas que ocorreram desde então e que levou a que a NOVA criasse, em 2023, o Gabinete de Igualdade e Inclusão, parceiro neste projeto. Esta produção de conhecimento distribui-se pelas várias faculdades e respetivos institutos de investigação da Universidade NOVA de Lisboa e implica, necessariamente, vários pontos de vista, esquemas críticos, necessidades de saber, e modelos científicos. Ao longo das suas várias décadas de existência, desde 1973, que a Universidade NOVA de Lisboa, em paralelo com outros organismos universitários congéneres, vem densificando uma nuvem de saber muito específica, desafiando/ derrubando perceções, dogmas e preconceitos, abrindo novas perspetivas, problemáticas e saberes. O mesmo acontece no contexto da Arte, da criação e produção artística contemporânea, nas suas várias frentes ou âmbitos disciplinares: artes plásticas, cinema, vídeo, performance, literatura…

É da vontade de confrontar/cruzar os universos académico e artístico, que nasce este projeto curatorial de Pedro Faro – “Uma Densa Nuvem de Amor / A Thick Cloud of Love Algumas teses, antíteses e sínteses queer na Universidade Nova de Lisboa”, cujo título parte da leitura de um parágrafo do livro “Queer”, de Burroughs:

“I had a duty to live and to bear my burden proudly for all to see, to conquer prejudice and ignorance and hate with knowledge and sincerity and love. “WHENEVER YOU ARE THREATENED BY A HOSTILE PRESENCE, YOU EMIT A THICK CLOUD OF LOVE LIKE AN OCTOPUS SQUIRTS OUT”.

O que fez a Universidade NOVA sobre estes assuntos? Que tipo de conhecimento/ abordagens foram realizadas? Que aspetos foram valorizados? “Uma Densa Nuvem de Amor” procura questionar o papel da Academia e da Arte na produção de conhecimento, problematizar as relações entre poder e conhecimento, e apresentar momentos de inquietação e reflexão académica, artística, poética, celebrativa.

Uma Densa Nuvem de Amor” mostra uma apertada seleção de trabalhos de diferentes artistas em diferentes formatos – artes visuais, instalação, performance, filme – procurando valorizar, ao longo de quase um mês e meio, todas semanas, a situação do encontro entre público, arte e academia. Estas várias obras / situações interpelam, relacionam, instigam a produção do saber (e seus habituais procedimentos).

Nos Passos Perdidos, espaço que antecede o auditório da Reitoria, serão mostradas obras de Ana Pérez-Quiroga, Francisco Mallmann, Hilda de Paulo, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Luisa Cunha, Thomas Hirschornn, entre documentação variada em diferentes suportes – onde se destaca a intervenção / instalação artística de Horácio Frutuoso (também autor da imagem gráfica deste projeto) sobre a multiplicidade da produção académica, ressaltando algumas das suas realizações.

No auditório, todas as semanas, sequencialmente, serão apresentadas performances de André e. Teodósio (Teatro Praga), Jenny Larrue, Lou Vives, Paulo Pascoal, Rogério Nuno Costa, e filmes/vídeos de Carlos Motta, Cláudia Varejão, Lolo Arziki, Odete e Vasco Araújo.

Jesualdo Lopes fará uma apresentação/palestra sobre o projeto The Blacker The Berry Project.

António Fernando Cascais organizará/moderará uma conferência “Artivismo, pensamento queer e academia: interações”, com Ana Cristina Santos (CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e João Manuel de Oliveira (ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa).

“Uma Densa Nuvem de Amor” conta ainda com o contributo do festival de cinema Queer Lisboa que, num dos dias, apresentará uma seleção de filmes históricos que densificarão as várias propostas e questões enunciadas.

A colaboração com a Rede de Bibliotecas da NOVA revelou-se fundamental para o aprofundamento e valorização deste projeto, ao disponibilizar recursos bibliográficos e documentais. Paralelamente, foi incluído no programa uma iniciativa do projeto Film and Death, que permitiu cruzar a reflexão académica com o universo do cinema e das artes visuais.

Esta Densa Nuvem de Amor pretende ser uma pequena hipótese de trabalho, experiência, reunião, discussão, certamente incompleta, mas que procurará provocar outros diálogos entre arte e academia no âmbito das questões lgbtqia+.

A não-conformidade é fundamental no discurso artístico e para uma efetiva mudança social. O trabalho de artistas e de muitxs académicxs, cheio de densidade e complexidade, é fundamental para abordarmos seriamente os imensos desafios de sobrevivência e coexistência, colocados pela atualidade, de um modo mais sustentado, fundamentado, criativo, inspirador, esperando que esta nuvem em forma de amor, a mais bela de todas as nuvens, continue a crescer.

A propósito deste projeto a NOVA Cultura, em estreita articulação com o Gabinete de Igualdade e Inclusão, encontra-se a preparar a publicação, no site, da lista de material científico produzido na instituição em torno das temáticas lgbtqia+. O objetivo desta iniciativa é também dar visibilidade à produção académica da NOVA, promover o acesso a recursos relevantes e contribuir para o debate e a reflexão crítica sobre questões de diversidade, identidade e inclusão.

PROGRAMA:

22/09

18h00: Inauguração da exposição

19h00: Performance: André e. Teodósio (Teatro Praga)

Filme: Lolo Arziki, Relatos de uma Rapariga Nada Púdica, 2016

25/09

18h00: “Queer Post-Cinema” – Astrid Deuber-Mankowsky, Susana Viegas e Iracema Dulley (Av. Berna – FCSH)

29/09

19h: Performance: Lou Vives: Drum Poems

Filme: Cláudia Varejão, Amor Fati, 2020

06/10

19h00: Sessão Festival Queer Lisboa

A Cama, Sinde Filipe, 1975

Os Demónios da Liberdade, João Paulo Ferreira, 1976

Fatucha Superstar – Ópera Rock… Bufa, João Paulo Ferreira, 1976

13/10

19h00: Performance: Rogério Nuno Costa, “Multiversidade”: A defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer

Filme: Odete, Da Beleza, 2023

20/10

19h00: Performance/leitura: Paulo Pascoal, leitura para embalar menino grande inspirado no livro de Conceição Evaristo, Canção para ninar menino grande

Filme: Carlos Motta, Corpo Fechado, 2018

27/10

19h00: Performance: Jenny Larrue, Metamorfose

Filme: Vasco Araújo, About Being Different, 2007

03/11

18h00: Conferência: Artivismo, pensamento queer e academia: interações

Organização/Moderação: António Fernando Cascais

Com: Ana Cristina Santos e João Manuel de Oliveira

Duração estimada: 120 min

10/11:

18h00: Conversa com Jesualdo Lopes, The Blacker The Berry Project

Encerramento


similares