

A anTUNiA – Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – nasceu aos 23 dias do mês de Novembro do ano de 1993 e após agora três décadas de existência, possui uma forte tradição musical no universo das tunas apostando na mudança do seu estilo musical, ao enveredar por caminhos inovadores, o que talvez tenha contribuído para a sua rápida ascensão. Desde então, a anTUNiA tem sido convidada para diversos festivais de tunas, conquistando múltiplos prémios que são o reconhecimento da sua evolução ao longo do tempo.
Durante estas três décadas, a anTUNiA ganhou o seu espaço, não só como tuna mas também como um grupo musical, tanto a nível nacional, destacando mais de 250 prémios acumulados ao longo do tempo, representando o reconhecimento e a excelência alcançados em competições e festivais de Tunas em Portugal, assim como a nível internacional.
Em 1996 grava o seu primeiro CD, contendo canções originais e temas instrumentais clássicos, ao que se seguiu uma digressão pelas cidades de Rio de Janeiro, Belém do Pará, Brasília e Curitiba no Brasil e ainda Lima, no Peru, no ano de 1999. Em 2000 foi editado um novo CD contendo gravações do V e VI Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Cidade de Almada. Com o seu crescimento em 2002, a anTUNiA passou a ser uma associação sem fins lucrativos permitindo-lhe aceitar novos desafios e adaptar-se melhor ao novo mundo das tunas. Em 2014 realizou a sua primeira digressão Europeia – anTUNiA onTOUR, em que atuou nas cidades de Bordéus, Paris, Leuven, Bruxelas, Amesterdão, Genebra e Toulouse. No verão dos anos de 2016 a 2018, a anTUNiA rumou ao sul de Portugal em digressão, passando por Lagoa, Carvoeiro, Portimão, Albufeira, Loulé, Quarteira e Vilamoura. Vinte anos após a gravação do seu primeiro CD e como forma de celebração do seu 23º aniversário, a anTUNiA lançou “Sobre O Tejo”, um novo álbum ligado ao mar e ao que está para além dele, onde figuram músicas como “Senhora do Mar”, “Meus Lindos Olhos” e“Sancho Pança” que se tornaram imagem de marca da anTUNiA durante longos anos.
No ano de 2018 celebrou o seu 25º aniversário com diversas iniciativas espalhadas pelo concelho de Almada, culminando num grande espetáculo no Coliseu dos Recreios.
No ano letivo de 2023/2024, presenciamos uma época de comemorações,sendo que a anTUNiA realizou 30 anos e dinamizou 7 projetos neste âmbito, sendo 5 destes, eventos organizados em colaboração com o Município Almadense e a FCT/NOVA, e sendo os restantes projetos de caráter cultural, musical e de entretenimento digital. Adicionalmente, foi lançado o Vinil Comemorativo dos 30 anos, sendo esta a primeira vez que a anTUNiA se apresenta nestes moldes.
Em paralelo com estes eventos, realizou-se a 30ª edição do Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias, uma edição de carácter comemorativo contando com duas noites de festival na Academia Almadense e o dobro das tunas a concurso.
A 31ª edição do Tágides, realizou-se nos dias 14 e 15 de março de 2025, com uma noite de serenatas dia 14 e uma noite de festival na Academia Almadense no dia 15, tendo sido um sucesso.