“Uma Densa Nuvem de Amor/ A Thick Cloud of Love” apresenta no dia 27 de Outubro, pelas 19h00 uma performance e um filme.

Jenny Larrue trabalha como performer e atriz em teatro, cinema e televisão, reconhecida pelos seus espetáculos no Finalmente Club, onde também colabora como figurinista. Participou como atriz em filmes como A Raiz do Coração (2000), de Paulo Rocha e Morrer como um Homem(2009), de João Pedro Rodrigues. Em teatro, trabalhou com o Teatro Praga nas peças Tropa Fandanga (2014) – Prémio Globo de Ouro para Melhor Peça de Teatro -, Sonho de Uma Noite de Verão (2010), Zululuzu (2016), Xtròrdinário (2019), Bravo 2023! (2023). Em 2007, ganhou o prémio Miss Transex Internacional Portugal.

Vasco Araújo
“About Being Different”, 2007
Vídeo, 18′ 24”
Participação Revd. Bernice Broggio; Revd. Jim Craig; Revd. Canon Ray Knell; Revd. Val Sheddon; Revd. Mark Worthington.Realizado no âmbito de uma residência artística no BALTIC, About Being Different é um vídeo que conta com a colaboração de pastores da igreja anglicana da comunidade de Gateshad. Inspirado na ópera Peter Grimes, de Benjamin Britten – um pescador, personagem ambígua, é perseguido pela sua aldeia, suspeito de ter assassinado o seu ajudante –, o vídeo de Vasco Araújo, quase documental, explora as ideias de comunidade e marginalidade a partir do confronto de três elementos que se alternam no vídeo, de forma complementar. Assim, temos entrevistas aos cinco pastores que comentam a obra de Britten, após o seu visionamento, reflectindo sobre a relação que é estabelecida entre o individual e o colectivo e assumindo, ao mesmo tempo, a sua paradoxal condição de pertença (representantes da comunidade) e de marginal (alguém que é diferente). Alternadas com as entrevistas, o vídeo mostra-nos ainda um típico bairro social de tijolo inglês de Gateshead – residências sequencialmente arrumadas, cujo sentimento geral é de absoluta padronização e reificação de vivências, sugerem a dificuldade da diferença num contexto que se quer uniforme e sem quaisquer fracturas comportamentais. Por fim, entre as entrevistas e as imagens do bairro, texto, frases escritas sobre um fundo envelhecido, algumas anónimas e outras citações retiradas do libreto da ópera de Britten, alertam-nos para os perigos de um sentimento de maioria que anula, por comodidade com o estabelecido, a diferença, não admitindo qualquer atitude “desviante”. A ópera, como é habitual em muitas obras do artista, serve como dispositivo ou interruptor para a elaboração de uma reflexão crítica sobre o confronto do indivíduo com as linguagens e convenções estabelecidas pelo tempo. About Being Different, não sendo uma crítica directa ao modernismo, aborda, no entanto, o conceito de diferença na sua relação com o espaço interior e exterior e desmonta a fragilidade e violência do controle comunitário.

similares