Quinta-feira, 20 de novembro, 11h00, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa [Público Escolar]
Sábado, 22 de novembro, 15h00, Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa [Concerto para Famílias]
Vamos conhecer melhor o trabalho do maestro à frente de uma orquestra, a sua importância e as funções que desempenha na transformação da partitura em música de verdade. Tal como o capitão de um navio, sabe bem por onde ir. Sobe ao estrado para liderar e orientar os músicos instrumentistas no rumo certo. Todos sabem o que fazer, mas é nos gestos e no olhar do maestro que todos confiam na interpretação da obra. Tocam rápido, muito rápido… depois lento, um pouco mais lento, ainda. Tocam suavemente, como o voo de um águia, bem lá no alto. Ou bruscamente, como uma trovoada repentina. Independentemente de como o fazem, estão sempre juntos, com a mesma energia e a mesma vontade, compasso após compasso. Quando tudo corre maravilhosamente, nem se dá conta da presença do maestro.
F. Schubert Sinfonia N.º 7, Incompleta (excertos)
L. Berio / F. Schubert Rendering (excertos)
Maestro e Comentários: Pedro Neves
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[Duração Aproximada: 60 minutos]
Franz Schubert (1797-1828) – Sinfonia N.º 7, em Si Menor, D. 759, Incompleta (1822)
[Excertos]
Luciano Berio (1925-2003) / Franz Schubert – Rendering (a partir de esboços deixados por Schubert para a sua Sinfonia n.º 10) (1828/1990)
[Excertos]