O programa (relitrom.pt) desenvolve o catálogo crítico literário e musical das menções de autores portugueses dos séculos XV-XVIII a romances antigos, isto é, aos poemas épico-líricos musicados com origens medievais ou dos alvores de Quinhentos e filiação na baladística europeia.
Desenvolvido por estudiosos da literatura e da música antigas (IELT e CESEM), o programa gerou a base de dados relacional Catálogo Digital RELIT-Rom, que reúne sob mediação crítica os intertextos com referência baladística, criados sob assinatura portuguesa prévia ao século XIX. Por conseguinte, o plano afina a visão ainda obscura do campo dos romances antigos em Portugal, nomeadamente da sua pragmática poética e musical.
Em simultâneo, promove a releitura das obras de autores portugueses que acolhem os versos de romances, baseando-a em primícias de cunho intertextual e inter-artes, uma vez que as fórmulas poético-musicais citadas criam subtextos constitutivos destas páginas literárias.
Deste modo, a discussão e divulgação dos seus resultados não só colabora em iniciativas académicas e pedagógicas registadas parcialmente no site do projeto (relitrom.pt), como favorece, por exemplo, a experimentação cénica (com componente musical) de obras teatrais incluídas no Catálogo Digital RELIT-Rom.