O projeto Bens comuns em educação e inclusão social ativa pretende introduzir o paradigma emergente dos “bens comuns” como um sistema alternativo de valor e ação no campo da educação para crianças e jovens. O projeto salienta de forma crítica as implicações dos bens comuns na reconfiguração da educação e na mudança social em geral, numa base de igualdade, partilha, participação, convivência, carinho e liberdade.

O projeto abordará a inclusão social de acordo com os “bens comuns em educação””, os quais procuraremos estudar, nomeadamente se podem funcionar como um catalisador para inverter as desigualdades, através de uma variedade de métodos, tais como a documentação pedagógica, a pedagogia da escuta ativa, a etnografia e a análise do discurso. Em particular, propõe-se um programa inovador de investigação-ação com e pelas crianças com o objetivo de:

a) inverter as desigualdades enfrentadas pelas crianças de grupos sociais vulneráveis;

b) reforçar o diálogo intercultural e intergeracional e a integração social;

c) desenvolver competências sociais e pessoais vitais para as crianças e adultos;

d) criar espaços suaves de cidadania democrática e experimentação de novas formas de pensar e fazer com base na igualdade, colaboração, criatividade coletiva, partilha e cuidado;

e) construir e fomentar a comunidade através das diferenças. Universidades, laboratórios de investigação, municípios, ONG, museus e organizações juvenis, em diferentes países, trabalharão interdisciplinarmente e interculturalmente em conjunto para alcançar os objetivos acima referidos do ponto de vista dos bens comuns educacionais.

Especificamente, serão conduzidos vários estudos de caso em instalações educativas para inverter as desigualdades existentes e alcançar uma inclusão social ativa para crianças e jovens vulneráveis.

Em suma, esta análise transversal e interdisciplinar sobre o papel dos bens comuns educacionais deve ser vista como crucial para fornecer aos decisores políticos ferramentas novas, inovadoras e mais eficientes para propor novas políticas que melhor envolvam crianças e adultos no desenvolvimento de um modelo económico, político e social mais seguro e resistente da Europa.


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