Venha conhecer Lisboa e a sua história com os NOVA Walks.
Os passeios terão lugar ao Sábado pelas 14h00 (com uma duração de cerca de 2 horas) e serão guiados pela investigadora Ana Pinto, doutorada em História pela NOVA FCSH.
Lisbon through Miradouros (viewpoints) – 27 Setembro
O centro histórico de Lisboa distingue-se pelas suas colinas. Percorrê-las, é mergulhar nas raízes da cidade, descobrir o seu encanto, e a oportunidade de aceder aos miradouros e às suas vistas panorâmicas. Neste tour caminhamos de terraço em terraço, lugares excepcionais para se apreciar as particularidades de Lisboa e compreender a evolução histórica e urbana da cidade.
Mozarab Lisbon– 18 Outubro
A ocupação árabe e islâmica da Península Ibérica decorreu entre os séculos VIII e XII. Não se estendeu a todo o território, não foi homogénea, mas Lisboa foi um dos lugares de importante implementação dos árabes. Os cristãos, que remontavam ao tempo do Império Romano e que aqui viviam, passaram a estar sob a autoridade islâmica. Sabia que a maioria manteve as suas práticas e costumes ao mesmo tempo que foram interiorizando a cultura árabe? Esta comunidade tomou o nome de moçárabes e é sobre os seus espaços e vivências numa Lisboa islamizada, que vamos falar neste tour.
Leisure and entertainment in modern Lisbon– 8 Novembro
Com a industrialização, Lisboa mergulhou num programa de renovação e expansão da cidade. Os avanços tecnológicos foram avidamente absorvidos, fosse para melhorar as condições de vida fosse pela apetência por novas formas de diversão. A Lisboa chegaram os instrumentos mecânicos para gravar e reproduzir som ou a técnica da fotografia. Inauguraram-se salas de espectáculo, incluindo um animatógrafo. As novas artes influenciaram novos estilos de vida. Os cafés emergiram como espaços de cidadania. Artistas e escritores mergulharam num estilo de vida boémio. Neste passeio vamos olhar para os lugares de diversão e sociabilização, que foram motor da modernidade em Lisboa.
Conduzidos por Ana Fernandes Pinto, investigadora do CHAM-FCSH/NOVA, os passeios são gratuitos e em inglês, sendo apenas necessária inscrição prévia através do formulário.