Orquestra Académica Metropolitana

Sexta-feira, 10 de maio, 21h00, Auditório da Reitoria da UNL

As criações orquestrais de Maurice Ravel e de Aaron Copland dispensam telas de cinema, palcos encenados e até as folhas dos livros. Contam-nos estórias e enredos com o «simples» recurso de sons que mais se parecem com paisagens, personagens e narrativas. Os jovens da Academia da Metropolitana convidam-nos assim para adivinhar por entre os timbres das cordas, das palhetas, dos bocais e das percussões fantasiosas infantas, imperatrizes, o sol poente do novo mundo e muito mais.

M. Ravel Pavana para uma Infanta Defunta

A. Copland Primavera dos Apalaches

M. Ravel Minha Mãe Ganso

Direção Musical: Jean-Marc Burfin e/ou Alunos de Direção de Orquestra – ANSO 

PROGRAMA DETALHADO

Maurice Ravel (1875-1937) – Pavane pour une infante défunte (Pavana para uma Infanta Defunta) (1899; 1910)

8 min.

 

Aaron Copland (1900-1990) – Primavera dos Apalaches, suíte orquestral (1944)

23 min.

 

Maurice Ravel – Ma mère l’Oye (Minha Mãe Ganso), versão orquestral (1908-1910; 1911)

16 min.

 

I. Pavane de la Belle au bois dormant (Pavana da Bela Adormecida): Lent – Allegro – Mouvement de valse modéré

II. Petit Poucet (O Pequeno Polegarzinho): Très modéré

III. Laideronnette, impératrice des pagodes (Laideronnette, A Imperatriz dos Pagodes): Mouvement de marche – Allegro – Très modéré

IV. Les entretiens de la Belle et de la Bête (As Conversas da Bela e do Monstro): Mouvement de valse modéré

V. Le jardin féerique (O Jardim Feérico): Lent et grave

São disponibilizados convites, pessoais e intransmissíveis para toda a comunidade NOVA, válidos para duas pessoas, se devidamente identificados(as). As reservas devem ser efetuadas para relacoespublicas@metropolitana.pt.


similares